Tecnologia Assistiva e Inclusão

sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Entende-se por Tecnologia Assistiva "recurso facilitador, um instrumento ou utensílio que especificamente contribuirá no desempenho da tarefa desejada". São diversas modalidades que podem ser pesquisadas nos mais variados sites, entre eles http://www.mct.gov.br/ e http://www.clik.com.br/.
As tecnologias assistivas, conforme descrição podem ser entendidas como um instrumento de promoção de inclusão: a falta de tais recursos pode comprometer, por exemplo, o desempenho de alunos com deficiência, pois auxiliam na superação de dificuldades funcionais para a realização de atividades dentro da rotina escolar. É um grande desafio para a missão da escola, que é a de assegurar oportunidades iguais para cada um atendendo sua diferença, desenvolvendo ao máximo seu potencial próprio e sua inclusão no grupo.
Aliado as tecnologias assistivas, faz-se necessário uma flexibilização curricular, uma formação continuada em recursos humanos, comprometimento do estado, entre outros.
De acordo com o censo brasileiro de 2000, o Brasil tem cerca de 24,3 milhões de pessoas com deficiências e um desconhecimento por parte da maioria quanto a leis que os amparam.

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